sexta-feira, 14 de março de 2014

"NHOMA" UMA TRAJETÓRIA DE LUTA...

O Brigadeiro-general da Polícia de Ordem Pública (POP) e ex-Comissário Nacional desta corporação policial, Bitchofula Na Fafé, lançou um livro esta quinta-feira, 13 de Março, em Bissau, intitulado «Nhoma Uma Trajetória De Luta».
Trata-se de uma obra de 163 páginas onde o autor revela o retrato da sua vida durante a luta armada de libertação nacional. Em declarações à PNN durante a cerimónia, Bitchofula Na Fafe disse pretender com esta obra deixar uma história viva e escrita.

«Devemos fazer uma coisa destas para a nossa juventude futura, para compreenderem o que fizemos ontem», revelou o autor.
Apesar de reconhecer que nem tudo pode ser tido em conta pela juventude, apelou aos seus colegas no sentido de terem a coragem de ensinar aos mais novos o mal e o bem.

«Não tenhamos receio de dizer aos nossos jovens que este é o caminho. Se não vierem a estar, na altura de cumprir com as suas obrigações, já não é a nossa culpa», disse Na Fafe.

General na reserva desde 2012, Bitchofula Na Fafe disse continuar a sua vida pela política como militante do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Na cerimónia de lançamento estiveram presente muitos dos seus colegas da luta, entre os quais Lúcio Soares, Teodora Inácia Gomes, Samba Lamine Mane e Francisca Pereira.

De acordo com o autor da publicação, «Nhoma» é uma história de vida sobre a luta de um guerrilheiro do PAIGC, narrada pelo próprio.

O nome significa «pano» ou fazenda, no dialecto balanta, que pretende transmitir a ideia de «resguardo», interpretando a sorte que todos os pais desejam para os seus filhos.

De referir que esta é a primeira vez na história da Guiné-Bissau que um General na reserva edita um livro sobre qualquer tema.

PNN  Portuguese News Network

Sem comentários:

Enviar um comentário