sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

PRESIDENTE DA CNE APRESENTA DEMISSÕA



O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau, Rui Nené, empossado no cargo há menos de um mês, apresentou hoje (sexta-feira) a sua demissão ao presidente do parlamento,Ibraima Sori Djaló, disse à Lusa fonte parlamentar.

Rui Nené tomou posse a 13 de Dezembro, apesar da polémica suscitada por um conjunto de pequenos partidos que questionavam a nomeação do também juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) para o cargo e depositaram na mesma instância um pedido de impugnação da eleição para o cargo de presidente da CNE.

Para o grupo, constituído por partidos que apoiam o Governo de transição, formado na sequência do golpe de Estado de 12 de Abril, a eleição de Rui Nené, decidida no parlamento, "não obedeceu aos critérios plasmados no pacto de transição nem ao acordo politico que regem o período de transição", em curso na Guiné-Bissau.

O presidente da CNE disse na altura que pediu a suspensão de mandato enquanto juiz conselheiro do STJ e consequentemente não iria ocupar o cargo de vice-presidente do órgão para o qual foi eleito pelos seus pares, no mesmo dia em que foi indigitado presidente da Comissão Eleitoral.

"A crítica em democracia é normal, desde que seja bem fundamentada", observou então Rui Nené, que substituíra Desejado Lima da Costa, falecido recentemente em Portugal, vítima de doença.

No dia da posse, o presidente do Parlamento, Ibraima Sory Djaló afirmou, por seu lado, que a eleição de Rui Nené para presidente da CNE "obedeceu aos critérios legais" e que este iria substituir Lima da Costa e "prosseguir com o excelente trabalho" desenvolvido pelo defunto presidente do organismo eleitoral. 

ANGOLA PRESS

Sem comentários:

Enviar um comentário