terça-feira, 16 de abril de 2013

Guiné-Bissau, as particularidades de um país no 180.º lugar da FIFA


 




A Guiné-Bissau, que ocupa o lugar 180 no ''ranking'' da FIFA, tem várias particularidades no futebol, como uma mulher presidente de um clube e treinadores que trabalham em clubes diferentes.

A jornalista Maria da Conceição (São) Évora é a primeira e única mulher a liderar um clube de futebol. É o atual campeão em título, mas, no presente campeonato, o Atlético Clube de Bissorã anda pelos últimos lugares, correndo o risco de descer de divisão. A presidente São Évora está confiante na reviravolta.

O que acontece com frequência no país é um treinador orientar uma equipa masculina de um clube e ser responsável noutro clube no campeonato feminino.

O ex-árbitro Aristóteles Soares da Gama (vulgo Totó) deixou o apito para ser treinador principal do Futebol Clube da Mavegro. Até recentemente era o diretor técnico da Mavegro, mas devido aos maus resultados passou a ser o treinador principal.

Num país praticamente sem energia elétrica da rede pública há muito tempo, de vez em quando tem jogos de futebol à noite no Estádio Lino Correia (Bissau), onde o novo presidente da Federação, o empresário e deputado Manuel Nascimento Lopes, colocou um potente gerador, cujo gasóleo paga do seu próprio bolso.

No futebol guineense há nomes para todos os gostos. Dos Lagartos de Banbadinca aos Tigres da Fronteira (de São Domingos), passando pelos Tubarões dos Bijagós (Bubaque) até chegar às Estrelas de Cantanhez. Há ainda o Flamengo de Pefine, ''Os Balantas'' de Mansoa, ou os Palestra de Quinhamel.

A Guiné-Bissau tem campeonatos de primeira, segunda e terceira divisão, bem como campeonatos feminino, dos juniores e dos juvenis, mas apenas conta com dois verdadeiros campos, um com relva sintética e outro com relva natural.

Nos seus quadros de árbitros tem em Rosalina Dayvies uma das melhores juízes do país, o que tem provocado alguma inveja dos homens do apito, tal é a apreciação positiva que recebe sempre que apita uma partida.

O futebol é o principal desporto da Guiné-Bissau.

José Pestana c/Lusa




Sem comentários:

Publicar um comentário