sexta-feira, 2 de novembro de 2012

FILME SOBRE EX-COMBATENTES DA GUINÉ-BISSAU APRESENTADO NO FESTIVAL DE BERLINDA

O Festival Berlinda promove eventos de culturas lusófonas. Nesta quinta-feira (01.11.12), o documentário “As Duas Faces da Guerra” apresentou depoimentos de ex-combatentes da luta pela libertação da Guiné.
No passado dia 01/11/2012, a jornalista e realizadora portuguesa Diana Andringa esteve na capital alemã, Berlim, para a apresentação do documentário “As duas faces da guerra” feito em parceria com o realizador guineense Flora Gomes. O filme une depoimentos de ex-combatentes portugueses e guineenses para contar a história da luta pela libertação da Guiné. Em 100 minutos, a produção oferece, por um lado, a versão de ex-combatentes portugueses e, por outro, a de ex-combatentes guineenses.
“Mas apesar desse confronto sempre existiu, quer dos guineenses quer dos portugueses alguma cumplicidade. Porque  o grande dirigente guineense Amílcar Cabral dizia sempre que ‘nós não lutamos contra o povo português, mas sim contra o colonialismo. O povo português é nosso aliado na luta contra o fascismo e o colonialismo’. Isto foi algo que esteve sempre muito presente na mente do PAIGC e de alguma forma fez os portugueses compreenderem a guerra na Guiné, que Portugal perdeu militarmente porque a política portuguesa não tinha razão de ser...não era correcta” , diz Diana Andringa.

DW

Sem comentários:

Enviar um comentário