segunda-feira, 6 de maio de 2013

VIGÍLIA: ALUNOS PROTESTAM...



A Confederação Nacional da Associações Estudantis da Guiné-Bissau (CONAEGUIB), organiza terça-feira, 07 Maio, uma vigília a frente do palácio Colina de Bóie (parlamento guineense), para protestar pelas constantes paralisações no sector do ensino público.



Os dois sindicatos da educação, SINAPROF (Sindicato Nacional dos Professores) e o SENDEPROF (Sindicato Democrático dos Professores), projetaram uma greve de 30 dias úteis com o inicio a partir do dia 7 de Maio (terça-feira), devendo terminar a 17 de Junho.

O porta-voz da comissão da vigília, Reinaldo Armando Mango disse que a classe estudantil está “preocupada” com ameaça de greve dos sindicatos e por isso a CONAEGUIB organiza amanha uma vigília junta a Assembleia Nacional Popular (ANP) para demonstrar o seu desagrado com esta paralisação.

Segundo Reinaldo Armando Mango, uma semana de greve comprometeria o ano lectivo, e neste sentido fez um apelo a todos os alunos, pais e encarregados de educação para participarem da vigília marcada para terça-feira.

O ano lectivo 2012/2013 na Guiné-Bissau pode vier a ser anulada se não for cancelada a greve de 30 dias anunciadas pelos sindicatos do sector do ensino público, que deverá iniciar amanha, terça-feira, 7 de Maio.

Desde início do ano lectivo, em Setembro do ano passado que as aulas têm vindo a ser interrompidas pelas constantes greves, divido a falta de pagamento dos salários aos professores.

Desta vez, de acordo com o novo pré-aviso de greve os sindicatos exigem do governo o pagamento de 8 meses de salários aos professores novos ingressos, 7 meses aos doentes, 4 meses para os contratados, 7 meses aos professores em processo de efetivação e conclusão do processo de efetivação e mudanças de letras.

Por outro lado, SINAPROF e SINDEPROF ameaçam exigir ao governo a aplicabilidade integrada de Estatuto de Carreira Docente, em caso da persistência pelo ministério da educação na extinção da carga horária.

RSM

Sem comentários:

Enviar um comentário