terça-feira, 14 de maio de 2013

AJUDEM AS CRIANÇAS, POR FAVOR...



O Secretário Executivo da Associação Amigos das Crianças
(AMIC) revelou dia hoje que o Centro de Acolhimento das Crianças construído no bairro de Enterramento, em Bissau, não funciona em pleno devido a falta de condições de segurança.
Laudilino Medina disse que o centro,
com a capacidade de albergar 40 crianças, se depara igualmente com a falta de pessoal de assistência técnica e pedagógica para o seu melhor funcionamento.

Apesar das dificuldades com que se depara, este centro tem recebido solicitações de várias instituições
, nomeadamente do Instituto das Mulheres e Crianças, Ministério Público e UNICEF para periodicamente abrigar crianças vítimas de diferentes práticas de violação. 

Para o melhor funcionamento deste centro a AMIC apela maior envolvimento das autoridades estatais.

O Ministério Público pode contribuir na mobilização dos agentes policiais para manter a segurança das crianças neste centro e o Instituto das Mulheres e Crianças poderia contribuir na preparação ou recrutamento de assistentes sociais e pedagogos, disse Medina.

Segundo Laudilino Medina,
neste momento, o centro assiste não no próprio centro mas sim num outro centro religioso uma criança de 13 anos, vítima de casamento precoce.
“Esta criança não pode ficar sozinha no centro por isso recorremos a esse centro religiosa para a abrigar”, esclarece.

O referido centro foi construído em 2010, numa área de 11 mil quilómetros quadrados, com apoio financeiro da Embaixada dos Estados Unidos de América, no valor de cerca de 25 mil dólares americanos.

A AMIC construiu dois centros com o objectivo de acolher, temporariamente, crianças vítimas de casamento precoce, forçado e de tráfico humano. O Outro centro foi erguido na cidade de Gabú, Leste da Guiné-Bissau.
ANG

Sem comentários:

Enviar um comentário