terça-feira, 14 de maio de 2013

MEDICAMENTOS FALSOS PREOCUPAM OS ENFERMEIROS...



A Ordem dos Enfermeiros da Guiné-Bissau pediu hoje o engajamento de todos na luta para travar a contrafacção de medicamentos no país, um fenómeno que afeta a população carenciada que não dispõe de recursos financeiros.

“A questão da contrafação de medicamentos tem merecido atenção dos profissionais de saúde em todo o país e em particular a ordem”, disse a organização num comunicado, por ocasião do seu primeiro aniversário assinalado segunda-feira, 13 de Maio.

A Ordem dos Enfermeiros é da opinião que o combate a contrafação de medicamentos exige a cooperação entre todos os intervenientes no circuito do medicamento, incluindo a autoridade, o distribuidor, os profissionais de saúde, a inspeção-geral das atividades económicas e os consumidores.

Neste sentido a Ordem considera essencial que os consumidores sejam alertados para adquirirem os medicamentos através das farmácias ou outros locais devidamente autorizados e objetos de inspeções pelas autoridades.

Segundo o comunicado, a grande preocupação da Ordem dos Enfermeiros baseia-se nas denuncias da associação dos consumidores da Guiné-Bissau num debate radiofónico, no qual se manifestou a sua inquietação com determinadas zonas do país com escassez de profissionais de saúde e a precariedade do sistema de distribuição de medicamentos.

Os enfermeiros alertam ainda sobre os riscos de comprar medicamentos no mercado, por não terem sido testados sobre as condições adequadas de fabrico e distribuição, recomendando que qualquer caso suspeito ou identificado deve ser comunicado de imediato à autoridade nacional.

RSM

Sem comentários:

Enviar um comentário