segunda-feira, 6 de maio de 2013

CONSULTA...



O presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, recebeu hoje os três principais partidos no Parlamento para discutirem a situação de impasse político no país e analisar a possibilidade de formação de um novo Governo.


À saída das audiências, que se realizaram em separado, Manuel Saturnino Costa, primeiro vice-presidente do PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde) disse que o partido "é pela formação de um novo Governo e inclusivo" e afirmou que a posição do seu partido "já é do conhecimento do Presidente da República".
Saturnino Costa defendeu, no entanto, que o PAIGC não aceita que, sendo o partido maioritário no Parlamento, o Governo seja conduzido por uma força politica menos votada nas últimas eleições, neste caso o Partido da Renovação Social (PRS).


Vítor Pereira, porta-voz do PRS, afirmou que o partido analisou com o Presidente Serifo Nhamadjo quais os passos necessários "para tirar o país da situação" em que se encontra.
"O PRS está de acordo com o princípio de remodelação do Governo", defendeu Pereira, realçando que a Guiné-Bissau se encontra "numa situação extremamente complicada" pelo que, notou, "é preciso a união de esforços de todos".

O líder do PRID (Partido Republicano da Independência e Desenvolvimento), Afonso Té, também foi recebido por Serifo Nhamadjo, e revelou aos jornalistas que passou em revista com o chefe de Estado "os últimos 12 meses" em que o país é gerido pelas autoridades de transição.
Na terça-feira, Serifo Nhamadjo vai prosseguir com as consultas, recebendo os partidos políticos sem assento parlamentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário