FIM DA VISITA DO FMI DEIXA ESPERANÇA
Num comunicado divulgado a missão diz o seguinte:
A missão realizou uma avaliação preliminar dos desenvolvimentos macro económicos em 2012 e das perspectivas para 2013. A actividade económica foi afectada adversamente pela queda acentuada nos volumes de exportação e preço da castanha de caju, e pela diminuição da assistência dos doadores na sequência do golpe de Estado de Abril último. Embora a situação continue difícil devido às incertezas políticas existentes, espera-se que a economia recupere em 2013, fruto de uma retoma da produção e exportação do caju.
A missão também discutiu a proposta do Governo para o orçamento de 2013 e passou em revista a situação do apoio dos doadores e de outros parceiros de desenvolvimento. A estabilidade fiscal deveria articular-se num plano orçamental coerente com projecções prudentes da receita interna e dos donativos externos. A missão saúda o empenho das autoridades no reforço da gestão das finanças públicas e da administração tributária e aduaneira, e o FMI coloca-se à sua disposição para fornecer assistência técnica nessas áreas.
As discussões continuarão durante as reuniões da Primavera do FMI e do Banco Mundial em Washington, em Abril. Posteriormente, uma missão do FMI regressará a Bissau no contexto das discussões de 2013 da consulta do Artigo IV.
Sem comentários:
Enviar um comentário