quinta-feira, 25 de outubro de 2012

CONTRIBUIÇÃO


EM BUSCA DE UMA SOLUÇÃO
Caros compatriotas,
O momento é mais do que oportuno para que os Guineenses aprendam a voar com as suas próprias asas, pois nem a CEDEAO, nem a CPLP podem trazer uma solução fiável e duradoura para Guiné. Sabemos muito bem que o Povo Guineense sempre foi vítima de manipulação dos seus dirigentes. A circunstância mostra que no ultimo golpe de estado de 12 de Abril último, que os Guineenses estão divididos  em blocos de opinião: os que apoiam os golpistas e aqueles que apoiam a não violação da ordem constitucional. Sem esquecer uma grande massa dos compatriotas Guineenses (quadros) que vão perdendo a esperança  no país. O último golpe de estado está a provocar divisões no seio do povo  de  A. Cabral.
Os grandes apoiantes desta violação constitucional são o Senegal e a Costa do Marfim.
É preciso  lembrar que há 6 meses atrás os Senegaleses saíram à rua para contestar o abuso de poder por parte do Ex- Presidente Abdoulai Wade. Na Costa de Marfim, os Marfinenses lutaram contra a insistência do Laurent Bagbo em recusar a decisão do povo. Tudo isso, em nome da democracia. Então pergunto, onde está principio democrático dos  Senegaleses e Marfinenses?
Caros Compatriotas,muitos querem ver a Guiné como um Estado falhado.
Uma ajuda é sempre benvinda, mas a grande parte do problema da Guiné tem que ser resolvido pelos próprios Guineenses, "dinti ku lingua ta murdi n'utru, mas é stá sempri djuntu".
Não é difícil chegar à impunidade quando os agentes da lei violam a lei, pior ainda quando os agentes da lei em em vez de serem punidos, são recompensados por comportamentos abusivo.
Compatriotas,  tudo que vai contra o bem estar da nação, não deve ser preferido pelos Guineenses, Patriotas. A Guiné é dos Guineenses e tem lugar para todos. Os mais esclarecidos devem contribuir para verdadeira definição da palavra PÁTRIA, para que  se possa entender os desafios da DEMOCRACIA. Uma democracia onde o povo é o único a escolher e que a sua escolha possa ser respeitada e valorizada.
ESTA É A NOSSA PÁTRIA AMADA... CADA COMBATENTE É O FILHO DO POVO AO SERVIÇO DO POVO. (AMÍLCAR LOPES CABRAL).





RONIZE IVAN RAMOS PIRES
ESTUDANTE DE ECONOMIA, CIÊNCIAS DE GESTÃO
1º ANO DE MESTRADO

Sem comentários:

Enviar um comentário