sexta-feira, 19 de abril de 2013

PEDRO PIRES: A PRISÃO DOS TRAFICANTES E A ESTABILIDADE...



"É bem possível que nos ajude um pouco, porque o espetro da impunidade, creio, desapareceu. Já vêm que não estão impunes e que há, pode haver, uma intervenção de fora no sentido de os neutralizar", afirmou Pedro Pires, presidente de Cabo Verde entre 2001 e 2011 e primeiro-ministro entre 1975 e 1991.
"O envolvimento deles no narcotráfico, os males que o narcotráfico causa à Guiné-Bissau e causa à nossa região, leva-nos a dar importância a essa questão. Para a Guiné-Bissau, sem nenhum tipo de hipocrisia, creio que se trata de algo que os alivia um pouco, mas não resolve os problemas definitivamente. Mas terão de fazer um esforço maior no sentido de controlar minimamente o narcotráfico", frisou.
Pedro Pires salientou que a "enorme fraqueza do Estado" guineense permitiu que, para que houvesse uma mudança, as operações tivessem de vir de fora do país para prender Bubo Na Tchuto, figura que disse ter conhecido durante a luta pela independência da Guiné-Bissau e de Cabo Verde (1963/74).
"Vemos, de novo, uma fraqueza enorme do Estado e que, ao mesmo tempo, para haver uma mudança, foi necessário a vinda dos norte-americanos (DEA - Departamento Anti-Narcotráfico dos Estados Unidos). Isso demonstra a fraqueza evidente do Estado da Guiné-Bissau", sublinhou Pedro Pires.

LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário